quinta-feira, 26 de julho de 2012

Espectrômetro causa confusão em SP


Veiculada nesta quarta-feira, 25, a notícia de um acidente com material radioativo nas proximidades da Rod. Anhanguera, zona norte de SP, foi apresentada com certo despreparo e falta de informações a respeito do verdadeiro ocorrido.

Alguns jornais e telejornais enfatizaram o acidente como um evento com envolvimento de material radioativo (Folha, G1, Band), em certas fontes houve até a menção do acidente radioativo em Goiânia, o que contribuiu para o entendimento errôneo do verdadeiro ocorrido.

Uma equipe de atendimento do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) foi acionada e compareceu ao local para averiguar a carga do veículo envolvido no acidente.

Um e-mail enviado diretamente por um dos responsáveis pela verificação do ocorrido pode ser lida abaixo. O M.Sc. Fábio Suzuki é físico e possui especialização na área de Proteção Radiológica, trabalha na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Prezado Everton,
A CNEN mantém uma equipe de sobreaviso em cada uma de suas unidades para realizar a averiguação e um primeiro atendimento especializado em casos de incidentes que potencialmente envolvam fontes de radiação ionizante.No estado de São Paulo é a equipe da Gerência de Radioproteção do IPEN (GRP) que tem essa atribuição (Portaria MCTI 305/2010, Art. 82).Essa equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, no dia 25/07/2012, às 9:30h, para averiguar uma caixa sinalizada com o símbolo de risco de radiação abandonada na beira da Estrada Chácara do Café, na altura do km 22 da Rodovia Anhanguera.Chegando ao local, observamos que a estrada estava isolada por uma viatura do Corpo de Bombeiros, a cerca de 100 m do local da caixa, e que também havia representantes da Defesa Civil Municipal e da PM de São Paulo.Monitoramos a área e não foi detectado nenhum nível de radiação acima do natural de fundo. Constatamos que a caixa continha um espectrômetro por fluorescência de raios X, da marca PANalytical, modelo Axios mAX, que é utilizado na indústria para análise de composição de amostras (de cimento, de petróleo, etc).Esclarecemos a todos presentes que aquele tipo de equipamento não continha materiais radioativos em seu interior,  e que o tubo de raios X existente necessita de energia elétrica para gerar a radiação, portanto não havia risco de irradiação ou contaminação radioativa com aquele tipo de equipamento naquelas condições.Posto isto, o representante do Corpo de Bombeiros colocou que havia suspeita de que aquele equipamento era fruto de roubo, então seria recolhido para a Polícia Civil para investigações.
É o que temos de conhecimento sobre o caso.
Atenciosamente,
Fábio Suzuki, GRP


O equipamento encontrado tem suas características descritas no site da Panalytical e pode ser visto na figura abaixo.
Espectrômetro por Fluorescência de raios X, AXIOS mAX. Disponível no link da Panalytical
Reforçando a informação dada por Fábio Suzuki, esse tipo de equipamento não possui qualquer tipo de material radioativo. Apesar da presenta de representações do Trifólio (símbolo internacional para indicação de radiação ionizante), esse símbolo faz-se presente por ser um equipamento que gera radiação quando acionado por uma corrente elétrica.
Não estando conectado a uma tomada, o equipamento não oferece qualquer risco com relação a emissão de radiação ionizante.


FICA CLARO ENTÃO QUE A DIVULGAÇÃO DESTE ACIDENTE TEVE BASE EM INFORMAÇÕES CONFUSAS POR PARTE DOS VEÍCULOS DE IMPRENSA.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Plataforma Lattes 2012


Quer saber o que mudou? 
Novas janelas de navegação facilitam a busca por detalhes do currículo do pesquisador, barra de notificação sobre atualizações realizadas no sistema, visualização da rede de colaboradores; co-autores e outros detalhes. Nova forma de passar seus contatos, incluindo redes sociais e comunicadores instantâneos como o MSN.


Acesse o site da Plataforma Lattes clicando na imagem acima ou baixe o PDF com toda explicação sobre as funcionalidades e layout do sistema.
ARQUIVO PDF - Clique aqui