sexta-feira, 24 de junho de 2011

The Fuel Cell technology used in the Batmobile new.

Para um novo show na Europa, a equipe do "Batman Live" convocou o designer de carros da Fórmula 1 e da McLaren, Gordon Murray, para criar um novo conceito de Batmóvel. Pensando na questão ambiental, a adequação de um modelo que fosse movido a Células a Combustível traria ao cenário do super-herói um ar tecnológico já existente em países mais desenvolvidos, mesmo que este modelo ainda tenha um queimador a gás para os efeitos especiais.
Para os aficionados nas histórias do Batman, esses detalhes são realmente incríveis, deixando qualquer amante em veiculos futuristas de queixo caido. Para estes, temos alguns outros detalhes do carro do homem morcego, que podem ser vistos na figura abaixo.

Com especial atenção para o componente das Células a Combustível, podemos ler no campo que a descreve: 
"Hydrogen ions formed by a platinum electrode release an electron which creates direct current internally. Hydrogen ions pass theouch a one way membrane where the bond with the oxygen ions and an electron to make electricity."
Com essa configuração, podemos dizer que o tipo de Célula usada seja a PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell)*, conectada a baterias de íons de lítion e a dínamos, instalados nas rodas, que podem aproveitar a energia de frenagem do veículo para abastecerem as baterias e melhorarem a autonomia do conjunto.
Veja o video da apresentação do novo Batmobile Live



Para saber mais, acesse:
http://www.engadget.com/2011/06/19/gordon-murray-reveals-new-batmobile-dark-knight-gets-serious-ab/
http://www.insideline.com/car-news/latest-batmobile-goes-green-with-hydrogen-fuel-cell.html
http://www.gizmodo.com.au/2011/06/gordon-murrays-f1-style-hydrogen-powered-batmobile/
*PEMFC: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/celula-combustivel/celula-a-combustivel.html

Eventos

Acontece neste mês os seguintes eventos:

63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
8th International Industrial Radiation and Radioisotope Measurement Applications

Veja mais na página Eventos Científicos, aqui no Quimiton.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nomeação do Novo Presidente da CNEN



A MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL
DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art 1º do Decreto nº 4734, de 11 de junho de 2003, resolve:

Nº 1154 - EXONERAR
ODAIR DIAS GONÇALVES do cargo de Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, código DAS 1016

Nº 1155 - NOMEAR
ANGELO FERNANDO PADILHA, para exercer o cargo de Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, código DAS 1016

Para saber mais, acesse o site da CNEN clicando aqui

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Uma aula sobre Fukushima!


Após o acidente nuclear de Fukushima em março deste ano, muitas informações são passadas pela mídia de forma inconsistente e talvez até mesmo equivocadas, no entanto as autoridades se preocupam em fiscalizar o que está sendo dito a população e até mesmo propor explicações por profissionais experientes na área.
Com o intuito de esclarecer algumas das principais questões sobre o cenário de Fukushima, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) convidou um grande especialista na área Nuclear, o Dr. Luís Antônio Albiac Terremoto,  para falar a respeito.
Para acessar o video da palestra, clique na figura acima



Luís Antônio Albiac Terremoto,   
nascido em 26/04/1963 na cidade de São Paulo, Brasil, é Bacharel em Física formado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1984. Concluiu o Mestrado em Ciências, área de Física Nuclear, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1986. Obteve o grau de Doutor em Ciências, área de Física Nuclear, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) em 1993, no âmbito de projeto desenvolvido em cooperação técnica com o Institut für Kernphysik der Johannes Gutenberg Universität (IfK - Mainz, Alemanha) entre 1988 e 1990. Desde 25/09/1995 se encontra lotado no Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP), autarquia na qual ingressou mediante aprovação e classificação em concurso público. Atualmente, desenvolve pesquisas em física nuclear aplicada, relacionadas com o estudo de combustíveis nucleares, e atua na prestação de serviços, realizando trabalhos de consultoria para as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 que abrangem a inspeção de elementos combustíveis e a determinação do ativo isotópico de rejeitos radioativos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Germany's Nuclear Power

A Alemanha anuncia a proposta de fechar todas as 17 centrais nucleares que operam em seu território. Após o acidente em Fukushima, o país pretende renovar sua matriz energética substituindo a energia nuclear por energias renováveis. Segundo dados, o sistema energético será alterado ampliando a contribuição de energias renováveis de 17% para 35% até 2020. "We need an entirely new architecture for our energy system," by Merkel.
Interessado em saber mais? Leia na íntegra a publicação feita pelo Massachusetts Institute of Technology

Uma entrevista a respeito da Política Nuclear da Alemanha, feita para a BBC World Service, pode ser ouvida clicando no link a seguir "Business daily Germany's nuclear policy."
 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O ensino da radioatividade.

Como componente da matriz curricular da disciplina de Química e Física das escolas de Ensino Médio do nosso país, o estudo da radiatividade torna-se um ponto de fundamental importância para a formação consciente do cidadão sobre os fatos apresentados pela mídia.
Atualmente, as discussões a respeito do acidente em Fukushima levantam uma séria de debates quanto ao uso da radioatividade para geração de energia, ou mesmo, mais recente, a divulgação de uma pesquisa que levanta a possibilidade de prejuízos à saúde pelo uso de celulares devido a radiação emitida por tais equipamentos.
Veja mais no artigo publicado no site NOTA 10.