Ciência dos Materiais e os Supercomputadores: a habilidade que precisávamos para estudar e modelar a estrutura dos materiais
Esse tópico não tem a pretensão de discutir todo avanço tecnológico que já fora alcançado em termos científicos, nem o oposto, pensando no quão afundo conseguimos ir em pesquisas em diversas áreas em função da disponibilidade de recursos computacionais promovida pela informática e eletrônica.
Mas fica evidente, inclusive pela indicação ao Prêmio Nobel em Química deste ano, que o avanço na área da computação tem dado aos pesquisadores algumas ferramentas fundamentais para ampliação de conhecimento nas áreas correlatas à Química.
Um artigo publicado na revista Scientific American (SA) trata exatamente das possibilidades de interpretação e análise de dados que puderam promover uma relevante contribuição para os estudos em materiais.
Um dos exemplos dados durante o texto publicado na SA (ver figura abaixo) trata-se da importância do estudo de materiais para compreensão de fenômenos e propriedades características dos mesmos que podem ser usadas em aplicações de grande interesse social.
Para ler o texto na íntegra, acesse o link da revista (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário