10 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NA SUA TESE
FONTE: [http://www.posgraduando.com/blog/10-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-em-sua-tese-ou-dissertacao]
1.NÃO PROCRASTINE
Parece mágica: é só sentar em frente ao computador para
escrever nosso trabalho que qualquer coisa na internet ou na televisão se torna
mais atraente e interessante. De vídeos de humor no YouTube a chamadas sobre a
Nana Gouveia no site da Globo. E é aí que mora o perigo: o tempo passa, o prazo
final se aproxima, e aquilo que poderia ter sido escrito com calma e muito
cuidado, acaba por ser escrito às pressas. A dica aqui é uma só: disciplina. Organize
seu tempo, estabeleça metas diárias, semanais e mensais, e se policie. Está com
bloqueio criativo? Fica encarando o cursor piscando na tela em branco? Pare de
pensar que seu trabalho necessita ser escrito de forma linear, ou seja, do
começo ao fim. Comece escrevendo qualquer parágrafo, trecho ou parte que lhe
vier à cabeça naquele momento. Você irá perceber que após começar, uma ideia
vai puxando outra, e o texto irá fluir naturalmente.
2.NÃO SEJA PERDIDO
Uma frase repetida à exaustão em palestras motivacionais
para empresários é “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar
servirá“. Pois esta ideia se aplica à elaboração do seu trabalho acadêmico
também. Depois de todo o trabalho de coleta e análise dos dados, e com suas
hipóteses e seus objetivos em mente, escreva suas conclusões. As conclusões não
devem ser a última parte a ser escrita. Devem ser a primeira. Assim, é possível
planejar todo o texto para que ele conduza e prepare o leitor para as
conclusões. A definição das conclusões do trabalho também poderá auxiliá-lo na
redação de todo o texto, principalmente, na discussão dos resultados.
3.NÃO ECONOMIZE NA LEITURA DE ARTIGOS
Em primeiro lugar, ler mais irá lhe auxiliar a escrever
melhor. Você deve ouvir isso desde o ensino fundamental. Acredite, é verdade.
Além disso, ler vários artigos relacionados ao seu tema irá lhe proporcionar
maior segurança na discussão de seus resultados e outras formas de observar seu
problema de pesquisa. Dominar o assunto sobre você está escrevendo e
fundamental, por isso, não tenha preguiça de ler muitos artigos.
4.NÃO SUBESTIME A ABNT
Não existe nada mais chato que formatar um texto segundo as
normas da ABNT. Evite deixar para fazer isso apenas após o término do trabalho,
quando provavelmente estará cansado e sem muita paciência. Aprenda as normas
previamente e já escreva seu texto segundo elas, principalmente se você não
utiliza um gerenciador de citações bibliográficas, como o EndNote, o Mendely ou
o Zotero. Descobrir os autores das citações que você não colocou a referência
enquanto escrevia pode levar um bom tempo, o que torna a tarefa antiprodutiva.
5.NÃO ESPECULE
Evite generalidades, mas abuse dos dados. Generalidades são
boas para conversa de mesa de bar. Cada afirmação do seu texto deve ser capaz
de ser respaldada por dados, informações e interpretações encontradas em
artigos e textos de outros autores ou na sua própria pesquisa. Não importa o
que – ou quem – você usa para embasar suas afirmações, nem que você referencie
explicitamente cada afirmação, mas todas as afirmações precisam ser suportadas
de alguma forma.
6.NÃO COLOQUE EM SEU TEXTO ALGO QUE NÃO SAIBA EXPLICAR
Se você que estudou aquele tema durante meses, “viveu” seu
trabalho, e escreveu o texto, não compreende completamente o que algo
significa, imagine quem está lendo seu trabalho. Existe, portanto, uma enorme
possibilidade da banca perguntar sobre isso. Se for algo imprescindível ao
trabalho, trate de estudar e dominar aquele assunto. Caso contrário, não se
complique à toa.
7.NÃO FAÇA UMA “COLCHA DE RETALHOS”
Escrever um trabalho acadêmico é mais do que apenas fornecer
informações ou opiniões de outros autores. Faça uma discussão sobre estas
informações, relacione-as com os seus resultados, com os resultados de outros
autores. Demonstre que você domina o assunto e que consegue tornar o texto mais
agradável, desenvolvendo um estilo próprio.
8.NÃO FIQUE COM APENAS DUAS OPINIÕES
Terminou de escrever seu trabalho? Depois de duas ou três
leituras você e seu orientador provavelmente não conseguirão encontrar mais
nenhum erro. Parece que nós nos “acostumamos” com eles. Por isso, peça para
seus colegas de curso, seu vizinho, seu namorado, sua tia lerem seu trabalho
também. Cada pessoa que ler seu trabalho terá uma visão diferente sobre ele,
baseada em sua história de vida e em seus conhecimentos. Tenho certeza que você
irá se surpreender com o resultado desta dica.
9.NÃO CONFIE EM SEU COMPUTADOR
Tenha cópias do seu trabalho impressas, em seu email, em HD
externo e nas “nuvens” (Google Drive, Dropbox, etc). A lei de Murphy é
implacável com a pós-graduação, portanto é melhor não arriscar. Também não
confie em sua impressora na véspera da entrega do trabalho. Se possível,
termine e imprima seu trabalho com um dia de antecedência para evitar surpresas
desagradáveis.
10.NÃO BRIGUE COM SEU ORIENTADOR
Seu orientador não responde seus e-mails, não
atende suas chamadas, não lê seu texto e te bloqueou no Facebook. É complicado,
eu sei. Mas conte até dez e evite discutir desnecessariamente com seu
orientador, afinal, você depende dele. Na hora da defesa, ele pode comprar sua
briga ou te jogar para os leões. Pense nisso.
Texto adaptado do original “10 coisas para não fazer na monografia”, de autoria de Ricardo Oliveira e disponível no DIVERSITÁ BLOG
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