domingo, 17 de janeiro de 2010

Água Tônica e o Quinino

Já se perguntaram o que tem na Água Tônica? Já ouviram falar em Quinino? (Atualizado em 2015)

Pois bem, agora vamos conhecer um pouco mais sobre esse composto que vem nas águas tônicas e que quase ninguém sabe o que é. 

Figura 1 - Foto ilustrativa de água
tônica comercial
     A água tônica contém até 85 mg.L-1 de quinina, que foi inicialmente adicionada como sendo um composto com efeitos benéficos contra a malária, contudo hoje em dia, a água tônica contém uma quantidade insignificante de quinina em termos médicos e é somente usada pelo seu sabor (amargo). É, consequentemente, menos desagradável e também frequentemente adocicada. Alguns produtores também produzem água tônica diet.
     Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration limita a quantidade de quinina na água tônica a 83 ppm (83 mg por litro se for calculado pelo quilograma), que é metade para um quarto da concentração usada para a água tônica.

     A água tônica é muito usada como uma bebida de mistura para cocktails, especialmente os que são feitos com gin (por exemplo gin tônico). A água tônica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, "pina de limão" ou bitter lime, respectivamente.

Figura 2 - Fórmula estrutural da molécula de quinina.
     A água tônica fica fluorescente se colocada sob luz ultravioleta por causa da presença da quinina. Quinina (fórmula química: C20H24N2O2) é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um estereoisômero da quinidina. O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.
     A característica de ser  luminescente vem da estrutura que a quinina, como molécula mista, com a presença de anéis aromáticos, cíclicos e grupos doadores de elétrons, como o -OH,  que intensificam o rendimento quântico do processo de absorção e emissão nesse composto. Vejamos na figura abaixo (Fig. 3) o espectro de absorção e de emissão do sulfato de quinina, também chamado de quinino:
Figura 3 - Espectros eletrônicos do sulfato de quinina quando coletados em modo de absorção (linha roxa) e modo de emissão (linha azul). Dados extraidos da base
     De fato, a estrutura molecular da quinina apresenta absorção na região do ultravioleta próximo, em 347,5 nm (28776,98 cm-1). Com essa energia de excitação promovemos a excitação de elétrons do estado fundamental S0 para estados singleto excitados S1 da estrutura eletrônica.
     Rapidamente atingido o nível excitado, elétrons decaem quase instantaneamente de forma radiativa para estados fundamentais S0 promovendo a emissão de luz visível com maior intensidade em 451 nm, o que corresponde a cor azul no diagrama de cromaticidade CIE, como visto na figura 4.
Figura 4 - Imagens de água tônica sob irradiação UV, fórmula estrutural da quinina responsável pela característica luminescente do composto e diagrama de cromaticidade da emissão do quinino em 451 nm sob excitação em 310 nm.
     As figuras de produtos com água tônica e sua fórmula estrutura foram extraidos de sites encontrados no google. O diagrama de cromaticidade CIE foi construído com dados do gráfico de emissão apresentado na figura 3. No CIE, o ponto preto indicado pela seta mostra a região de cor no esquema RGB da emissão do quinino quando irradiado em 310 nm (UV).


37 comentários:

  1. Sim, certamente a água tônica não é remédio eficaz contra a malária, porém, a minha pesquisa se deveu ao alívio imediato da má digestão (estômago pesado), que ela proporciona. P´ra isto ela é porreta! Experimente.

    ResponderExcluir
  2. A água tonica de quinino também é uma excelente e funciona mesmo para cãibra.

    ResponderExcluir
  3. QUE É MELHOR QUE BEBER COCA-COLA NÃO HA DUVIDA.

    ResponderExcluir
  4. Gente, realmente funciona, eu estava tão mal, a comida não fez a digestão então tomei uma latinha de água tonica, foi "batata", resolveu.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto de água tonica,mas faz muito bem a saúde.

    ResponderExcluir
  6. Deixo de frequentar o lugar que não costuma ter água tônica.

    ResponderExcluir
  7. Quando estou com problema de estomo ...eu tomo e fico novo...

    ResponderExcluir
  8. Já bebi durante dengue, na terceira vez que contraí a doença. Notei que os sintomas, principalmente a dor atrás dos olhos, febre e indisposição foram bem amenos. No caso foram duas garrafas de 1L no decorrer do dia. Só depois, lendo a história, que descobri que há muito é usada pelos índios para curar a febre.

    ResponderExcluir
  9. chego a ter orgasmos só com a água tónica

    ResponderExcluir
  10. orgasmos tonicos.....kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Pra aliviar a ma digestão é muito bom

    ResponderExcluir
  12. pra mim,e muito bom ,tenho gastrite e me da uma sençao de alivio.e muito bom ,mesmo.

    ResponderExcluir
  13. O gosto amargo da água tônica dá um tapa no fígado, acorda aí! Bora trabaiá. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Numca tinha tomado o medico me indicou
    Para melhora o mal estar no estomago e aliviou confesso mas ja li qe é mito, vamos ver ate agora tem me ajudado.

    ResponderExcluir
  15. No meu caso, a água tônica ajuda e muito, quando estou com aquela ressaca, que o estomago rejeita tudo que tento comer

    ResponderExcluir
  16. Acho que é o Composto principal da bebida que muitos adoram como não tenho certeza não vou falar o nome só o vulgo(bits vermelha).

    ResponderExcluir
  17. Alguém conhece fornecedores de sulfato de quinina?

    ResponderExcluir
  18. Agua tônica cura até Dengue.. ela é ótima.. Tirou 70 por cento dos sintomas da dengue e lhes dá muita disposição após 2 dias.. eh fatal.. tomem.

    ResponderExcluir
  19. ME DISSERAM QUE É BOA PARA LABIRINTITE . POR ISSO ESTOU A PROCURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga e um tiro certeiro eu tava ruim com tomturas e vertigem foi na lata sumil vc vai na quelas loja de posto de gasolina e pega uma zero da antartica cura na hora

      Excluir
  20. Minha filha estava com um problema de bexiga que naonpassava a dor. Tomou e no terceiro diaterceiriza já houve melhoras...

    ResponderExcluir
  21. Excelente pra mim que tenho problemas digestivos decorrentes de pedra na vesícula! Muito alivio nós sintomas!

    ResponderExcluir
  22. Na maioria dos países da África subsaariana eles bebem sim água tônica como uma maneira,e a mais barata para se prevenirem contra a Malária tendo em vista que repelente lá é muito caro.

    ResponderExcluir
  23. Água tônica causa impotência sexual?

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro tomar água tonica quando exagero na alimentação. Ajuda na digestao. Sempre funciona.

    ResponderExcluir
  25. Nossa relmente
    a agua Tônica com quinino é muito bom pra digestão, pois eu e minha filha Tem gastrite, é tomei ela tomou é na hora já fez digestão

    ResponderExcluir
  26. Combate coronavírus não é brincadeira! Fica o alerta

    ResponderExcluir
  27. Água tônica com a substância quinina, eficaz no combate contra coronavírus aconselho aos que têm coronavírus em vez de água ,tomar água tônica ,pois ajuda muito a sua restituição do organismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água tônica não substitui a água, mas, sim, combate o CoronaVirus.

      Excluir
    2. Postem o estudo que comprove a eficácia da agua tônica para o combate do corona virus e até mesmo da cloroquina! Pare de disseminar burrice por conta de político de estimação!

      Excluir
    3. Prezado Márcio, trás para aqui o link de onde encontrou as informações que água tônica é "eficaz no combate ao coronavirus"!, porém, se for apenas uma brincadeira, aconselho pedir ao Administrador deletar a sua postagem

      Excluir
  28. obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado

    ResponderExcluir