sábado, 7 de abril de 2012

CERN aumenta potência do LHC

Energia aplicada aos feixes do Acelerador de Hádrons (LHC) foi ajustada!

Os cientistas responsáveis pela operação do famoso colisor Hádrons (LHC) aumentaram a energia de aceleração nas linhas dos feixes. Atualmente, cada feixe está operando com 4 Teraeletronvolt (4 TeV, ou 4000 GeV), o que confere ao sistema uma energia total de 8 TeV, tendo em vista que os feixes correm em direções opostas para promover as colisões.
O quadro de informações técnicas apresentado a seguir mostra os principais dados a respeito das configurações atuais de operação. Coloquei um print da tela aqui, pois este quadro é atualizado em tempo real. Até o momento da escrita deste post, a energia dos feixes manteve-se na faixa de 4000-4010 GeV.
Os sistemas de resfriamento das linhas dos feixes estão todos em temperatura próxima de 2 K (aproximadamente -271ºC), podemos observar a manutenção desta baixíssima temperatura pelo gráfico registrado abaixo.
Os padrões de luminosidade (taxa de colisões de partículas no feixe) pode ser um fator importante para controlar os resultados obtidos em cada valor de energia aplicado às linhas. Quanto maior a luminosidade, maior a probabilidade de se observar fenômenos raros. A tela abaixo mostra a atual situação dos valores de luminosidade para as linhas do LHC em todos os seus detectores.
A proposta para o grande LHC é de chegarmos a valores de energia de colisão de 14 TeV, visando observarmos eventos que possam explicar o surgimento do universo e sua manutenção. O famoso Bóson de Higgs, partícula responsável por dar massa a toda matéria, talvez seja medida nessas condições, o que pode complementar alguns dos modelos atuais da Física de Partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário