sexta-feira, 27 de março de 2015

The IAEA Nuclear Data App

Já que estamos imersos em novas tecnologias de comunicação, porque não aproveitá-las para ampliar nossos conhecimentos e meios para tal?
A Agência Internacional de Energia Atômica (do inglês, International Atomic Energy Agency - IAEA) elaborou e disponibilizou de forma GRATUITA o aplicativo Isotope Browser - IAEA Nuclear Data Section (disponível para plataformas Apple/IOS e Android).
Figura 1
Realmente é de se surpreender com a enorme quantidade de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais para celulares, tablets e demais dispositivos móveis. Analisando esse nicho de acesso tecnológico,  o app da IAEA é basicamente um banco de dados para isótopos/radionuclídeos conhecidos atualmente que funciona como um livro de consultas interativo em seu celular.
Com a possibilidade de consulta de radionuclídeos pela tabela isotópica padrão (esq.) ou pelo elemento químico na tabela de elementos convencional (dir.), temos acesso as principais informações estruturais e de decaimento/emissão de um radioisótopo (fig. 2).
Figura 2
Interessante observar que em ambas as formas de apresentação, o aplicativo fornece o recurso de zoom (fig. 4), ainda bem não é? Como sabemos, a tabela de radionuclídeos é muito grande para ser analisada sem o recurso dos dois dedos (para fora) como conhecemos.
A busca por um nuclídeo específico resulta em uma tabela completa de detalhes sobre a espécie atômica desejada, seu número atômico, massa, energias e caminhos de decaimento, raio de carga entre outros detalhes que podem ser consultados em uma lista como aquela mostrada na figura 5.
O recurso de busca por número atômico (Z) ou símbolo do elemento químico também permite gerar uma imagem de localização deste elemento e seus respectivos isótopos na tabela de radionuclídeos, como é visto na figura 6.
Outras características do estudo de radioisótopos/nuclídeos tornam-se interessantes pela facilidade no uso deste que é o app de consulta desenvolvido pela IAEA. Uma rápida caminhada pelos recursos disponíveis no aplicativo o deixam ainda mais fascinante. Vale a pena conhecer e estudar ;)
Para os interessados no app, acesse sua App Store ou Google Play e baixe para experimentar. É gratuito! Maiores detalhes podem ser consultados por website nos links das lojas citadas acima.

Figura 3
Figura 4
 
Figura 5
Figura 6
Aos pesquisadores e estudantes da área nuclear, uma tabela completa com muitos detalhes sobre cada radionuclídeo pode ser consultada no site da agência pelo link Livechart.
Outras indicações de aplicativos acadêmicos são bem vindas no campo COMENTÁRIOS logo abaixo. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário