quinta-feira, 5 de novembro de 2015

EJEÇÃO DE MASSA CORONARIANA - Interferências nos sistemas eletrônicos da Suécia


Confirmada uma tempestade solar ontem que afetou gravemente os sistemas de geolocalização e comunicação dos aeroportos no norte da Europa, de forma mais evidente na Suécia. Ventos solares, como são chamadas as ondas de partículas e radiação provenientes de ejeções coronarianas da nossa estrela, são eventos relativamente comuns e cada vez mais intensos com o passar do tempo. Esse tipo de evento lança sobre os planetas uma imensa quantidade de radiação e partículas provenientes da superfície solar, no caso do planeta Terra, seus efeitos são intensamente barrados pelo campo magnético terrestre sem maiores problemas a vida no nosso planeta. Um dos eventos relacionados com a interação destes ventos solares e a nossa proteção magnética nas regiões da alta atmosfera/ionosfera são evidenciados pelas auroras.
Figura 1 - Cronologia do evento de ejeção de massa coronariana e gráfico de intensidade fluxo de raios X sob o planeta Terra. 
O último evento de ejeção solar atingiu a Terra ontem (04/11/2015) de forma intensa, tendo como resultado um conjunto de perturbações eletromagnéticas que provocaram alterações nos sistemas eletrônicos de comunicação na Suécia.
Vejam nas imagens da Figura 1 um conjunto de fotos que mostram a evolução da ejeção coronariana solar, com uma comparação entre um evento de intensidade média e uma imagem do evento mais intenso ontem (5ª imagem da esquerda para a direita).
É possível observar o aumento do fluxo de radiação (raios X) no gráfico à direita (Figura 1), momento relativo a máxima emissão correspondente a imagem comparativa e indicada por uma seta vermelha na curva.

Figura 2 - Distribuição de pressão de plasma sobre o campo magnético terrestre e a influência do ângulo de inclinação dos polos magnéticos na entrada de partículas e radiação de ventos solares na Terra.
Veja as imagens da distribuição de linhas de campo do nossos sistema magnético terrestre (Figura 2).
Dada a posição (ângulo de inclinação terrestre) em função do sol neste período do ano e dada a posição de inclinação do campo magnético da Terra, temos dois eventos importantes. A entrada de partículas e radiação pelos polos magnéticos (que são mais intensos, dada a imagem do globo em azul no gráfico da Figura 2) e a entrada pela cauda formada pela pressão de plasma no lado oposto do planeta, que coincide com a parte norte devido a época do ano.

Everton Bonturim
Novembro 05, 2015