quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Possível grande descoberta da Física

As pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do CERN estão se aprofundando cada vez mais nos conceitos da Física Nuclear e de Partículas. Existem comentários a respeito de algumas medições de velocidade de uma partícula subatômica conhecida como Neutrino.
Um grupo chamado OPERA trabalha na hipótese de encontrar neutrinos e descrever suas propriedades para verificarem se as mesmas comportam-se como qualquer outra partícula. O problema é que os neutrinos são muito difíceis de serem detectados e estão em um limiar de detecção que projeta margens de erro ainda pouco confiáveis e eficientes.
A grande questão está nas últimas medidas feitas pelo grupo OPERA, elas mostram partículas viajando a velocidades próximas de 299.798.454 m/s, superior a velocidade da luz, no vácuo, de 299.792.458 m/s.
Medidas que põe a prova a equação mais conhecida e estudada da Física Moderna:
Fica evidente que uma descoberta como esta não pode ser levada a risca assim, vários cientistas de outros laboratórios pelo mundo foram convidados a refazerem os cálculos e até mesmo tentarem repetir, de forma ideal, os experimentos. O grupo Fermilab, do Departamento de Energia dos USA, já se dispuseram a ajudar.

Para ter acesso ao arquivo com toda descrição do experimento, acesse o link abaixo: (em inglês)
Measurement of the neutrino velocity with the OPERA detector in the CNGS beam (.PDF)

Press Release (CERN):

Leia mais reportagens tratando do assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário