domingo, 11 de setembro de 2011

Um parque de diversões diferente

Que tal visitar um parque de diversões instalado dentro de uma usina nuclear?
Para muitos, parece uma completa maluquice, principalmente pelo medo da radiação no local. E se eu dissesse que esse parque usa uma das torres de resfriamento do reator como refúgio para um grande Chapéu Mexicano? Talvez a loucura alheia nos surpreenda a cada dia, não é mesmo?!
Pois então aproveitem a matéria para conhecerem Wunderland (Pais das maravilhas, em Português), próximo de Kalkar, na Alemanha. 

O parque foi construído por Hennie van der Most, um grande investidor que comprou o complexo onde operaria a usina nuclear mais avançada do mundo, o valor do investimento não foi divulgado.
A usina que começou a ser construída em meados de 1972, chamada popularmente de SNR-300, era baseada em uma nova tecnologia de geração de energia com Reatores Rápidos de Regeneração (Fast Breeder Nuclear Reactor), resfriados à sódio líquido, usando combustível de óxido misto Mox (mistura de UO2 e PuO2). A planta estava projetada para operar com potência de saída de 327 MWe, com um custo de construção de aproximadamente 3,5 bilhões de euros.
O complexo já tinha sido construído e devido a problemas de aceitação da população, principalmente depois do acidente de Chernobyl, o empreendimento teve de ser abandonado e as instalações ficaram paradas. O complexo não chegou a receber o material nuclear e por isso não há riscos de radiação no ambiente.
 
 


A idéia de Hennie em construir um parque temático, aproveitando toda infraestrutura já disponível no local, trouxe um ar de aventura. Desde 2002, muitas pessoas visitam o parque e se divertem nos brinquedos instalados por toda extensão do complexo, incluindo um museu, um campo de golfe e alguns hotéis, bares e restaurantes.


ATUALIZAÇÃO:
Após a escrita deste post, ontem (17/09) a TV Globo exibiu uma reportagem a respeito deste parque temático. Veja em:
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/usina-nuclear-inacabada-e-transformada-em-parque-de-diversoes-na-alemanha/1633994/


Nenhum comentário:

Postar um comentário